ENGENHARIA
AEROESPACIAL: projetando um foguete
Relatório semestral - GREI 5A
Profas. Débora França - Suiany Souza (Sol) - Tuanny Fernandes
O que é um projeto de
engenharia? O que faz um engenheiro? Como um engenheiro faz um foguete?
“É um desenho” (Anna)
“É pensar”. (Anabella)
“Engenheiro faz pesquisa”. (Lays)
“Engenheiro faz matemática”. (Antônio)
“Engenheiro faz faculdade”. (Kewynny)
Com
a resposta a essas perguntas começamos a planejar como seria a construção de um
foguete. Inicialmente registramos as falas no Blocão e trouxemos exemplos reais
de projetos de engenharia, materiais que eram utilizados e introduzimos as unidades
de medidas, propondo a cada um que imaginassem o tamanho de seu foguete.
Foi
assim que começaram a colocar os projetos de engenharia no papel e a explorar
diferentes formas, linhas, proporções e planos em suas produções. Além de
pensarem sobre o tamanho, medida, altura do seu foguete... e assim a linguagem
matemática foi tomando conta do espaço. Projetos prontos e o próximo passo foi
listarmos o material necessário para construí-lo, onde e como. Passamos dias
coletando material suficiente e as crianças demostravam estar ansiosas para o
dia da execução do projeto chegar.
Um de nossos alunos disse que “para o foguete ser grande, precisa de um
espaço lá fora para construir”, mas como não seria possível construirmos um
foguete que comportasse todas as crianças dentro, utilizamos o espaço da sala
de aula mesmo para sua execução. Refletimos juntos sobre como o faríamos.
“Ele
tem que ser meio redondo”. (Arthur Lima)
“Tem
que construir ele em pé, reto”. (Ana Ketelly)
“Branco
e preto”. (Bernardo)
“Tem
porta e asas”. (Arthur Ferreira)
A
construção do nosso foguete foi uma grande novidade. Gerando expectativa e
grande excitação das crianças que se envolveram totalmente no projeto. Uma
problemática inicial surgiu: como seria a base para que o foguete ficasse em
pé? Pensamos nas possibilidades até que vimos uma lixeira abandonada no
parquinho e solicitamos ao seu Jorge que a higienizasse para nos servir de
base. Problema inicial resolvido, partimos para a confecção. Conseguimos colar
o papelão sobre a base do foguete, tornando-o o mais redondo possível. Colamos
com fita e encapamos com cartolina branca e fizemos a faixa preta como pediram.
Outro detalhe que causou bastante alvoroço foi a colagem do símbolo da NASA.
Após alguns dias o foguete ficou pronto, entretanto surgiu um sentimento de
frustração por parte dos alunos que esperavam que o foguete seria para embarque
de todos, o que não foi possível. Explicamos que este seria apenas para
tirarmos fotos e deixarmos exposto. Após este momento, as crianças pegaram os
objetos de medidas (metro, trena, fita métrica, etc.) e puseram-se a medir o
foguete, depois mediram e compararam seus tamanhos em relação ao foguete e
entre eles mesmos. Essa medição se estendeu para vários objetos e móveis da
sala.
A construção do foguete foi apenas mais uma das muitas possibilidades de aprendizagens que este assunto suscitou em nosso grupo de referência. Curiosidades e conhecimentos sobre as fases da lua, as constelações e os planetas foram outras maravilhosas descobertas que fizemos ao longo do semestre!
Muito bom!! As duas partes <3
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