segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Quando a alimentação vira tema de estudo


Alimentação Saudável

Trecho do Relatório Semestral do GREI 4A
Profas. Mariana Soler e Jessica Dantas

A proposta para o GREI 4A em 2019, inicialmente, foi trazer a alimentação saudável como “eixo” principal de nossos estudos, já que o interesse das crianças, desde o primeiro dia de aula, sempre foi ligado à alimentação e a culinária. Sendo assim, utilizamos a literatura da Tatiana Belinky – autora que inspira o trabalho com leitura literária na Escola, em 2019.  O poema Botânica encontrado em um livro de poemas organizado pela autora foi o início de tudo. Esse poema fala sobre árvores frutíferas, frutas e legumes e foi a partir dessa leitura que começamos a trazê-los para observação e degustação. 
  

O primeiro alimento saudável trazido para ser estudado em sala de aula foi uma fruta muito conhecida das crianças, a laranja. As atividades que desenvolvemos a partir da observação contribuíram na construção de muitos conceitos como: cores, aspecto, sabor, contagem (relação número e quantidade). Logo depois apresentamos outros alimentos como abacate, limão e rabanete, sempre ligados à literatura da Tatiana Belinky e buscando informá-los sobre seus nutrientes e sua importância em nossa alimentação.

A valorização dos alimentos, sua beleza, cor e sabor tem nos acompanhado desde o início. Notamos a preferência do grupo por frutas. Eles são apaixonados por quase todas as frutas, o que nos inspirou a fazer um piquenique das frutas preferidas do grupo. Essa atividade foi muito significativa e o grupo amou. Alguns provaram frutas que ainda não havia  experimentado e, a partilha foi uma boa experiência, já que eles mesmos trouxeram as frutas para dividir com os amigos. Além dessa vivência realizamos algumas outras atividades de culinária, como o sacolé de abacate e a degustação do rabanete. 

Outro passo foi o desafio que lançamos para as famílias, que consiste em contribuir com um elemento ligado a algo que estamos estudando, como folhas de árvores frutíferas, frutas, imagens relacionadas ao assunto abordado, entre outros. Assim, partimos para a arte e construímos uma árvore “multifrutífera”, fizemos quadros com elementos naturais, nosso autorretrato e estamos montando nosso alfabetário, dentre outras atividades.

Mas isto foi só o começo, temos muitas outras vivências programadas ainda para esse ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário