Atividades Culturais





Contação de Histórias com Vicente Zaki -2023

No mês de março de 2023, os grupos de referência de 5 anos visitaram a Biblioteca Parque de Niteroi, espaço que sempre nos recebe com carinho e alegria. Assim, na tarde dessa sexta-feira, as crianças conheceram o contador de histórias Vicente Zaki que contou e encantou a todos que estavam presentes!!















O teatro e a dança contemporânea invadem a Rosalda Paim

No mês de novembro, as crianças da UMEI Rosalda Paim  tiveram a oportunidade de vivenciar duas experiências culturais que trouxeram leveza e poesia para os nossos corações. 

Na Biblioteca Parque, a crianças assistiram ao espetáculo Vovô Tempo e a Roda Gigante, uma história que traz em sua essência uma homenagem aos mestres  bonequeiros.



















E na própria UMEI, recebemos a Companhia de Ballet de Niterói, com o espetáculo "Pedra doce - Poética de Cora Coralina", que fala da singeleza e da poesia da autora.






De volta ao Museu Popular Janete Costa - Agosto/2022


Um dos compromissos da Equipe Gestora da UMEI Rosalda Paim é possibilitar a visita anual das crianças do GREI 5 ao Museu Janete Costa. O espaço é rico em exposições da cultura popular brasileira e tem acolhido nossas crianças de braços abertos.

Neste mês, tivemos a oportunidade de visitar a exposição "A Paisagem Encantada de Lia Mittarakis".  A artista se dedicava  a    representar de maneira  lúdica tanto a vida agitada do Rio de  Janeiro, como a pacata ilha de Paqueta, onde morou em boa parte   de sua vida.

Acompanhados por um monitor do Museu e suas professoras, as crianças puderam apreciar as obras, conversar sobre a artista e interagir com o acervo.

























As crianças também tiveram a oportunidade de conhecer uma outra exposição, "Quem  criou me ensinou".  Esta é uma homenagem a vinte e cinco Mestres da arte popular brasileira e a importância da preservação da memória e saberes culturais populares dentro das famílias e das comunidades.São esculturas, obras de argila e madeira, pintura e uma instalação com referência ao bairo Alto do Moura, um dos mais importantes da região de Caruaru, terra de Mestre Vitalino. 











Uma alegria estar presencialmente mais uma vez no Museu Popular  Janete Costa!









Outubro/2019 

 É tempo de visitar diferentes espaços e espetáculos!!


O mês de outubro trouxe  diversas oportunidades de conhecer e desfrutar de diferentes espaços culturais da nossa cidade, onde as crianças são presenteadas com uma série de espetáculos infantis. 

No cinema, as crianças da UMEI Rosalda Paim puderam conhecer Khumba, uma animação computadorizada, na qual uma zebra é rejeitada, pelo seu bando, por ter nascido somente listrada pela metade. Assim, a jovem zebra sai numa aventura a  procura do lendário buraco de água onde as primeiras zebras ganharam suas listras.






Mas não foi só o filme que encantou a todos, a Exposição "A tecnologia do cinema: do amador ao profissional" despertou a curiosidade e a alegria das crianças em conhecer equipamentos e tecnologias ainda não conhecidas desses pequenos estudantes.




 






No teatro, nossas crianças foram presenteadas com a peça O pequeno Príncipe Preto, que conta história de um Príncipe que percorre vários planetas com a missão de plantar sementes de amor, generosidade, respeito e empatia. A história ressalta como é bonita a diversidade de cada povo, exaltando a cultura negra.






  



Na biblioteca Parque de Niterói, uma dupla super conhecida das nossas crianças! O Tatu canta cá mais uma vez envolveu e divertiu nossos pequenos com uma oficina pra lá de animada!!







 














E no sábado, 19 de outubro, participamos do Sarau do Tomatinho Cereja, evento que reuniu crianças e adultos no Solar do Jambeiro a fim de homenagear os poetas Cecília Meireles e Mario Quintana. 

















As queridas Fernanda Bortone e Lilian Garcia, pedagogas e poetas,
organizadoras do evento




















Enquanto as crianças nos presenteiam com sua poesia, mamães ouvem encantadas.








A contadora de histórias Cristina Pizotti




O projeto Balde Viajante trazendo elementos da natureza e poesia para as crianças numa vivência lúdica.

E olha quem encontramos! Nossa querida Melody, ex aluna da Umei Rosalda Paim,
 declamando poesias de sua autoria!!




E para encerrar os sãbados culturais do mês de outubro, toda a Equipe da UMEI Rosalda Paim participou da reinauguração da Biblioteca Parque, instituição parceira que sempre nos acolhe com carinho e com uma programação cheia de cores e alegrias. Neste sábado, 26 de outubro, assistimos o Tatu canta cá e a Contadora de histórias Bia Bedran, niteroiense que tem uma linda trajetória de envolvimento  com a literatura infantil.








 Um mês cheio de alegria e animação !!!!

Viva as crianças e adultos que diariamente enchem de vida a UMEI Rosalda Paim!



Sábado Cultural na Biblioteca Parque de Niterói


2019 mal começou e a UMEI Rosalda Paim já está de volta à Biblioteca Parque de Niterói. Neste sábado, 27 de abril, tivemos novamente a oportunidade de estar com o Grupo Tatu canta cá. 










E não foi só o Tatu canta cá que trouxe alegria e música para as crianças. Uma linda sessão de contação de histórias com Ilana Pogrebinschi também foi realizada neste espaço que acolhe nossa UMEI com todo carinho!

Ilana apresentou contos sobre a natureza permitindo que ao viajar pela imaginação as crianças possam refletir sobre o cuidado que todos devemos ter com os pássaros, as flores, o céu e todo o nosso planeta.

A interação com a plateia deu voz as crianças, potencializando o faz de conta, tão conhecido dos pequeninos!!







 Um sábado alegre e cheio de boas histórias para levarmos no coração!!!



Sábado Cultural para Crianças


Neste segundo semestre de 2018, realizamos duas atividades culturais. Em parceria com os pais e responsáveis, nosso objetivo é levar crianças e adultos a espaços culturais de nossa cidade e visitar exposições, ouvir histórias, assistir a espetáculos teatrais etc.



No sábado, dia 15 de setembro, assistimos o Grupo Tatu canta cá, na Biblioteca Parque da Cidade. 

Em outubro, foi a vez de visitarmos o Museu de Arte Popular Janete Costa. Além da exposição sobre o rio São Francisco, também assistimos ao espetáculo musicado "Mário, mar e o amor".   
















Sábado Cultural  - Abril - 2018




Adicionar legenda

No sábado, 14 de abril, um grupo de professores visitou o Museu de Arte do Rio. A atividade, não obrigatória, faz parte de uma ação proposta no início de ano letivo, pela Equipe Gestora e Pedagógica, cujo objetivo é  aguçar o olhar estético de todos aqueles que atuam na UMEI Rosalda Paim. 

O MAR está instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados. O antigo Palacete de Dom João VI abriga as salas de exposição do museu. O prédio vizinho é o espaço da Escola do Olhar, ambiente cujo foco é a formação de educadores da rede pública de ensino.

Além  do Mar (Professora Cristiane Nascimento)



Nesta visita, iniciada pelo mirante, conversamos sobre o MAR, suas exposições e obras. Do sexto andar, a vista alcança o Museu do Amanhã e parte da orla do Rio. Além, de apontar o caminho para a casa.


O museu tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais.









Nesta imagem, o grupo de docentes ouve o mediador da visita que nos ajuda a despertar o olhar para as histórias e pontos da memória da Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Os professores tiveram ainda a  oportunidade de visitar duas exposições: a do artista Claudio Paiva - O colecionador de linhas e a e uma coleção de fotografias intitulada Feito Poeira ao Vento.




Sobre a exposição O colecionador de linhas


"Qualquer coisa, qualquer coisa, qualquer coisa pode
servir de motivo para a criação artística" - Anne Marie - 2005
(Professora Natália Ribeiro)



Múltiplas interpretações: seria um rato?
 Um pião? Ou um sorvete?
(Professora Natália Salvador)







                    








Capturada pela Professora Verônica, a foto mostra parte de grupo envolvida
com uma escultura do artista Claudio Paiva



Sobre a exposição  Feito Poeira ao Vento

"Crianças sobre a cidade...ressignificar o
espaço vivido na favela...
onde tudo parece igual a imaginação
e a diversão são o destaque"
(Professora Niedja Brandão)


A Professora Daniela destaca que para
enxergarmos além é preciso usar a sensibilidade


Este foi apenas o começo de muitas atividades que pretendemos realizar. Acreditamos que ao ampliar o olhar sobre a cultura, podemos também ampliar o olhar sobre o mundo, a vida, as crianças. Nosso carinho especial a  Silvia Borges, ex-professora da UMEI Rosalda Paim, que ajudou a organizar esta ação; e a Luciana Ostetto, professora da UFF que nos  acompanha desde 2014, potencializando nossas ações de formação docente. Ambas, queridas amigas, que nos ajudam a aguçar o  olhar sobre o belo.



Espaço Cultural Abrigo dos Bondes - 2017


Mais um grupo visita a exposição "Ritual das Cores", no Espaço Cultural do Abrigo dos Bondes. O GREI 3B, em companhia das professoras e os pais, visita a exposição e conversa sobre cores e formas.








Na Companhia de Jorge - 2017


Desta vez, foi o GREI 5A que esteve visitando mais um espaço cultural de nossa cidade. As crianças puderam conhecer a exposição "Na Companhia de Jorge", no Museu Popular Janete Costa.







Composta por 80 obras, além de quatro instalações,  - parte de uma das mais completas coleções de arte  popular da região e do país - a mostra traz as  diversas faces de São Jorge, com a curadoria dos próprios colecionadores, e sob o olhar de  diversos artistas populares nacionais.

O trabalho ocupa todo o segundo piso e a recepção do museu e reúne peças não só do Santo, mas também de diferentes elementos que estão ao redor da entidade, como o dragão e o cavalo, por exemplo.

Nesse sentido, além de explorar a questão da diversidade e intolerância a exposição dialoga com o universo lúdico tão conhecido das crianças



































Ritual das Cores - Abrigo dos Bondes - 2017


No dia 23 de maio de 2017, crianças e professores visitaram a exposição "Ritual das Cores", no Abrigo dos Bondes. A atividade faz parte de uma série de ações que as professoras vem desenvolvendo a fim de potencializar a formação cultural e artística das crianças.




                                                        Juntamente com os pais, as crianças acompanham as professores Angélica e Jéssica na visitação a exposição de quadros da artista Lucia Lyra.



Aqui as crianças observam atentamente a obra.

Neste quadro, intitulado Ritual, uma das crianças diz: "Parece árvores que dançam",
 capturando com sensibilidade e delicadeza a expressão do artista.
  
Ao fim da visita, todos querem assinar o livro que marca
 a presença dos pequenos visitantes ao espaço cultural



Para as professoras, esta foi um momento de apreciação, sensibilidade e emoção.
Que venham muitas atividades culturais!!!


"Frida e eu" - Museu Histórico Nacional -2016


Em agosto de 2016, a equipe de professoras da UMEI Rosalda Paim visitou a exposição "Frida e eu" no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O grupo participou de oficinas interativas, quando criaram objetos a partir das referências visuais da cultura mexicana.












3 comentários:

  1. Não tenho dúvida que sorver cultura enriquece sobremaneira o nosso fazer pedagógico. Parabéns a equipe pedagógica por viabilizar tais atividades para além da unidade escolar!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carlos Henrique! Nos esforçamos para vivenciar com as crianças e os adultos boas experiências dentro e fora do espaço escolar. Um abraço!

    ResponderExcluir