Socialização de Saberes

IV Fórum de Educação Ambiental - 2022

O mês de junho foi marcado por debates e reflexões sobre a questão ambiental. O IV Forum de Educação Ambiental trouxe inclusive a possibilidade de discutir  tal questão a fim de construirmos práticas pedagógicas que contribuam para que a nossa cidade torne-se cada vez mais sustentável.



As professoras Cristiane Nascimento e Maria Helena estiveram no Fórum e contaram um pouco do trabalho que vêm realizando na UMEI Rosalda Paim tendo como foco as experiências com a natureza. 









 














Compartilhando Saberes - 2º Semestre/2021

"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago
Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar...
E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor,
que o menino ficou mudo de beleza.
 E quando finalmente  consegui falar, pediu ao pai:
__Me ajuda a olhar!" 
(Eduardo Galeano)


No segundo semestre deste ano, tivemos a oportunidade de receber orientações da Equipe de Educação Especial da FME através da Fonoaudióloga Lucienne Souza e da Professora Roseli Pinto. Em uma importante roda de conversa virtual com todos os docentes da Rosalda Paim, fomos discutindo e aprendendo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), buscando assim, ampliar o nosso olhar e propor novas formas de mediação para as crianças. 

De forma presencial, também realizamos mais uma socialização de saberes. Desta vez, tendo as Professoras de Apoio Especializado que atuam na Rosalda Paim como protagonistas. De acordo com as docentes, é na interação com o outro que importantes trocas acontecem. "A experiência transforma o sujeito, afetando sobretudo o seu pensamento e o modo como se vê. O sujeito não é anterior à experiência, ele é sensível e vulnerável a ela e por isso, aberto a sua própria transformação." (Neuzete M. Rigo) 



Ao pensar o processo de inclusão das crianças com deficiência, um novo desafio se instaurou, nem todas as crianças retornaram as atividades presenciais. Então foi preciso planejar situações em que a família se tornasse uma parceira pedagógica em potencial. Segundo uma das Professoras, proporcionar um atendimento individualizado aos familiares através de ligações, mensagens de aplicativos e encontros virtuais tornou-se um objetivo importante a ser atingido, já que para interagir com a criança era necessário ter um adulto que se conectasse com a UMEI. 
Outro aspecto a ser considerado, são os recursos tecnológicos, como os jogos interativos, que se apresentaram como um caminho possível nesse período de pandemia, garantindo interação, aprendizagem e brincadeira.



Quando pensamos nas interações presenciais, reconhecemos que é  a brincadeira a forma como nos conectamos com a criança, compreendendo e acolhendo a complexidade do Transtorno do Espectro Autista, já que muitas vezes a criança com TEA apresenta um brincar mais rígido, dificultando a interação social. Por isso, o Professor de Apoio Especializado e todos na escola precisam estar atentos e buscar interagir de forma mais leve e flexível, contornando as possíveis dificuldades que possam se instaurar.

Muito temos a aprender sobre o Transtorno do Espectro Autista e os processos de inclusão. Parabéns as Professoras Cintia Duarte, Priscila Félix, Marina Muniz e Tuany Fernandes pelo trabalho que vêm desenvolvendo!




Compartilhando Saberes - Julho/2021

"Ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira,
 às 4 horas da tarde... Ninguém nasce professor ou 
marcado para ser professor. A gente se forma como educador
permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática." 
(Paulo Freire)

O fim do semestre é marcado por mais uma socialização de saberes durante a reunião de planejamento da UMEI Rosalda Paim. Desta vez, estiveram à frente do encontro as professoras Natália Ribeiro e Maria Helena, docentes que vêm se debruçando sobre questões que envolvem os bebês.

Para as professoras, o trabalho com a criança pequena exige que o docente esteja com a criança, brinque com ela e não apenas lhe ofereça materiais e suportes a fim de favorecer a brincadeira.


Compreendem que o colo do professor acolhe e acalenta, instituindo a partir disto a possibilidade de se relacionar. E é na relação que construímos uma rotina que ajuda a estruturar o trabalho. Então tarefas do cuidar como a escovação, o banho, a alimentação e outras ganham espaço no planejamento, sendo objeto de reflexão a partir do que observamos na relação com a criança.

A rotina se instaura no diálogo e na escuta atenta das vozes e do corpo. E no correr do dia, são as relações baseadas no afeto que potencializam as aprendizagens e o desenvolvimento dos bebês.

                        



Parabéns Professoras! Mais uma tarde de aprendizados para todos!!






           Compartilhando Saberes - Maio/2021

"Escutar uma pessoa é como escutar uma orquestra. 
Escutar envolve curiosidade, envolve tocar o outro. 
Escutar envolve se despir e se abrir para 
receber o que vem do outro.
(Dunker e Thebas)


Na tarde do dia vinte e seis de maio, as professoras Mariana Soler, Tuany Fernandes e Roberta Ferreira assumiram o protagonismo da reunião de planejamento on-line e trouxeram para a roda de conversa um pouco do que têm estudado e compreendido como conceitos que as ajudam a pensar a prática pedagógica.

Para as professoras, uma das maiores aprendizagens que ao longo do último ano tiveram foi o fato de compreenderem melhor o quanto o processo de escuta é uma das ferramentas mais  importantes quando pensamos nas interações vividas na educação infantil.


Na perspectiva das professoras, é preciso afirmar a autoria da criança, respeitando sua voz ou silêncio, potencializando seus processos de aprendizagem. Para elas, a arte  possibilita conhecer o outro, escutar o outro e é isto  o que potencializará o desenvolvimento de um olhar curioso e atento para o conhecimento, para a vida.


                                                        Parabéns Professoras!!




    Roda de Conversa: Registros na Educação Infantil: sonhar e (con)fiar histórias  - 2020                                                                              

Nesta roda de conversa, coordenada pela Professora  Luciana Ostetto (UFF), a Diretora Leda Marina, a Professora Natália Ribeiro e a Pedagoga Krýsthinna Sepúlvida, em conjunto com a Professora  Isabela Coelho, também da Rede de Niteroi, contaram um pouco sobre o fazer docente, considerando o registro como uma importante forma de documentação pedagógica.








III Seminário de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Niteroi - 2019

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças"

Mais uma vez a UMEI Rosalda Paim é destaque no Seminário de Educação Infantil da Rede Municipal de Niterói. Além de participar das oficinas e minicursos realizados no dia 25/09, os professores da UMEI também apresentaram trabalhos, nas seções de comunicação, compartilhando seus saberes e práticas:

- Pela estrada afora...contos e encantos na educação infantil: experiências de práticas leitoras no GREI 3A da UMEI Rosalda Paim (Profa. Cecília Estela e Luciara)
- Identidade e diversidade: compondo a subjetividade humana (Profa. Maria Gilda e Natália Salvador)
- Africanidades: a ressignificação da identidade brasileira pelo viés da literatura infantil (Profa. Cristiane Nascimento e Roberta)
-  Educação Infantil e Natureza pelo viés da literatura (Profa. Natália Ribeiro e Maria Helena)



















Parabéns Professoras!!


O fio que une as pontas da Infância - 2019

No último dia 19 de junho, a Professora e Diretora da UMEI Rosalda Paim, Leda Marina, participou de atividade realizada pela Diretoria de Educação Infantil em parceria com a Coordenação de 1° 2 ° Ciclos, na Fundação Municipal de Educação de Niteroi, buscando refletir sobre a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Apoiada em Kramer (2006), Leda Marina destaca que a especificidade da criança é o brincar e que este não se encerra ao fim da primeira etapa da Educação Básica. No seu entender o fio que pode unir a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é a arte, enquanto possibilidade de diálogo com o mundo.

Professoras da Rosalda Paim
"Educação Infantil e Ensino Fundamental: instâncias indissociáveis porque envolvem conhecimentos e afetos, saberes e valores, cuidados e atenção, seriedade e riso... É preciso entender e lidar com a criança como criança e não apenas como estudante" 
(Kramer, 2006)







V  Feira de Ciências - 2018

Mais uma vez a UMEI Rosalda Paim participou da Feira de Ciências que ocorre anualmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentando um pouco das experiências vividas em nosso espaço escolar. Desta vez, dois grupos de referência estiveram representando a Escola. 







O GREI 5A mostrou  o desenvolvimento  das atividades e experiências vividas a partir do tema "Corpo Humano", compartilhando os conhecimentos construídos sobre ossos, sistema respiratório, sistema circulatório, cérebro e muito mais. Com desenvoltura e leveza, as crianças contaram um pouco do que aprenderam, falaram sobre suas hipóteses e revelaram várias curiosidades.






O GREI 5B trouxe para a Feira conhecimentos construídos sobre a natureza, tendo como pano de fundo o poeta Manoel de Barros. Experiências que revelaram como ocorre o arco íris, poesias cantadas e 

detalhes da vida do poeta foram socializadas pelas crianças, mostrando que afeto e ciência podem caminhar lado a lado.







Parabéns as professoras Angélica e Natália Salvador, bem como a dupla Beatriz a Gilda!! 


II Seminário de Educação Infantil: Infâncias, artes e Imaginação


O II Seminário de Educação Infantil, organizado pela Rede Municipal de Niteroi, ocorreu em setembro de 2018, tendo a Profa. Lucia Fidalgo na conferência de abertura. No dia seguinte, as professoras da UMEI apresentaram trabalho nas Sessões de Comunicação Oral "Compartilhando Práticas, Tecendo Saberes":

- Inclusão e culinária (Profas. Natalia Ribeiro e Cecília Estela) 
- O processo de inserção  (Profa Natália Ribeiro) 
- O encontro entre  a literatura infantil e as crianças do GREI 4A (Profas. Érica Santos e Jéssica Dantas)
- Quando a arte e o movimento se entrelaçam no cotidiano infantil: Memórias do fazer pedagógico numa UMEI de tempo integral. (Profas. Angélica Costa e Natália Salvador)
                           Parabéns professoras!!



IV Feira de Ciências 




As professoras Beatriz Gonçalves e Suiany Souza participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja Feira de Ciências fez parte das atividades, compartilhando práticas focadas na matemática, tendo como base o mundo dos dinossauros. As professoras vem desenvolvendo com as crianças de 5 anos a curiosidade. boas oportunidades de aprendizado de conceitos matemáticos, bem como potencializando a pesquisa.





No stand da UMEI Rosalada Paim, as crianças puderam interagir com jogos, um quadro de imãs, ver imagens dos trabalhados desenvolvidos em sala de aula e é claro aprender um pouquinho mais sobre a vida desses seres incríveis que são os dinossauros.





Seminário de Educação Infantil - 2017

Infâncias, Artes e Imaginação

O Seminário de Educação Infantil, realizado pela Fundação Municipal de Educação de Niteroi, foi mais uma oportunidade para as professoras da UMEI Rosalda Paim compartilharem um pouco de suas práticas e vivências.






Na mesa de abertura, a Diretora da UMEI, Leda Marina, mediou a palestra da Dra. Luciana Ostetto, que trouxe importantes reflexões sobre o trabalho que historicamente tem sido realizado na educação infantil, no que diz respeito a arte.




Na parte da tarde, as professoras Marina Coelho e Niedja compartilharam seu trabalho apresentando um pouco do que realizaram no primeiro semestre deste ano, ao compartilharem com  suas crianças 
experiências artísticas a partir de Van Gogh e suas obras.


Na quinta-feira, foi a vez das professoras Natália Ribeiro e Cecília Estela discutirem o  conceito de arte a partir da utilização de materiais não estruturados. Tendo como pano de fundo as pesquisas da autora Anna Marie Holm, as professoras desconstruíram a ideia de arte enquanto produto, apontando que o próprio brincar e a criação se constituem como arte.






E na sexta-feira, Lilian Garcia participou de uma roda de conversa intitulada As artes da infância e a infância dos artistas. Dividindo a mesa com o artista Lil Lima. a Pedagoga trouxe à tona os pequenos artistas da UMEI Rosalda Paim.













Nesta foto, parte da Equipe da UMEI Rosalda Paim lançando, no Seminário, em parceria com a Pesquisadora Luciana Ostetto, o livro Registro na Educação Infantil.


III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói

Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia/ 2016


A UMEI Rosalda Paim participou, pela segunda vez, da Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia. As professoras Suiany e Marina, do GREI 4, compartilharam o trabalho desenvolvido com as crianças de 4 anos, mostrando que pesquisa e conhecimento sobre o mundo natural têm total relação com Educação Infantil. O trabalho integrou a III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói. A exploração do insetário criado com a participação de crianças, responsáveis e educadores possibilitou um aprendizado incrível para todas os envolvidos!

Suiany (professora), Leda Marina (diretora) e Marina (professora)

Crianças que visitaram a Feira observaram o insetário construído pelo GREI 4.

Ao fundo, a TV inseto

Coisário elemental do GREI4


Socialização de Saberes


Buscando inspiração em Madalena Freire, propomos este espaço como uma forma de registrar os momentos de socialização de saberes que vêm sendo construídos no cotidiano da UMEI Rosalda Paim.
Para a pesquisadora, o conhecimento se constrói com o sujeito que assume o que pensa, se constrói na interação, nas divergências e semelhanças. Por isso, acreditamos que ao compartilhar saberes, os docentes tem a possibilidade de tecerem novas aprendizagens e construirem coletivamento um projeto de escola. 




Um comentário:

  1. Adorooooo feira de ciências! Não conheçia esta, mas na próxima estarei lá. Amo a professora Marina! Carinhosa, competente, atenciosa e muito profissional.

    ResponderExcluir