segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O papel das datas comemorativas na Educação Infantil


O mês de novembro foi marcado pela continuidade da revisão do PPP da UMEI Rosalda Paim. Para potencializar a discussão, a Professora da Faculdade de Educação da UFF,  Dra. Marta Maia, participou de uma das reuniões de planejamento, que apesar da suspensão das aulas, continua ocorrendo toda quarta-feira, virtualmente. 

A Professora Marta Maia nos convida a refletir sobre o lugar ocupado pelas datas comemorativas na Educação Infantil, uma vez que historicamente as efemérides têm se constituído como um currículo comum nas escolas que atuam com os anos iniciais da educação básica. Por outro lado, amplia o debate quando afirma que a educação infantil é espaço de constituição de subjetividades. 


Questões como, qual o lugar da criança na constituição do currículo? Como são escolhidos os assuntos e festividades que serão realizadas ao longo do ano? Que eventos culturais, de fato, são importantes para a UMEI Rosalda Paim? Tais indagações nos permitem refletir sobre as datas comemorativas e onde elas se encaixam (ou não) em nossas atividades.



Datas são marcas do tempo. Qual o evento mais concreto da vida das crianças? E qual é o lugar do aniversário da criança, na escola, do dia em que comemoramos sua chegada no mundo? Não seria esta uma marca de sua singularidade? Estas e muitas outras indagações fizeram parte dessa importante discussão que entendemos ser um dos aspectos essenciais quando pensamos na construção do currículo e do próprio projeto político pedagógico de uma escola. 


Um encontro que nos convida a refletirmos sobre 
concepções e ideias muitas vezes consolidadas. No entanto, pensar a educação infantil é compreendê-la como etapa da educação básica complexa, que vai muito além de datas comerciais ou historicamente ditadas como importantes. 

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