sábado, 28 de novembro de 2020

Acolhida aos Estagiários - 2020

Desde 2014, a UMEI Rosalda Paim recebe estudantes do Curso de Pedagogia. A parceria se estabeleceu a partir do encontro com a Professora Luciana Ostteto, Dra. em Educação, que ministra as disciplinas de Educação Infantil e PPE, na Universidade Federal Fluminense. O objetivo é que os estudantes possam conhecer um pouco o trabalho de quem atua com crianças pequenas em horário integral. Assim, durante algumas semanas, estes futuros pedagogos passam a fazer parte do cenário da UMEI, fazendo observações, interagindo com as crianças e tecendo suas considerações acerca do que viram e ouviram.

Neste ano, no entanto, a suspensão das aulas impossibilitaram que o estágio curricular acontecesse presencialmente. Mas, compreendendo sua importância decidimos nos envolver em um novo desafio, acolher os estagiários virtualmente. Assim, num ciclo de seis encontros semanais, realizamos rodas de conversas com diferentes profissionais e temáticas. 

A Equipe Gestora realizou um encontro apresentando a escola, seja do ponto de vista administrativo, seja da perspectiva pedagógica, apontando os desafios e as possibilidades que ao longo desses anos vem encontrando. O segundo encontro foi realizado pela Pedagoga da UMEI, tendo como foco o cotidiano pedagógico, as interações entre as crianças, entre os adultos e crianças, as ações com os familiares, etc.

Outros encontros foram realizados com professores, a fim de socializar suas experiências com os bebês e com as crianças um pouco maiores. As professoras Roberta Ferreira e Mariana Soler contaram do trabalho de escuta que envolve o seu fazer, o planejamento das ações e o desenvolvimento de assuntos e temáticas. Já a professora Natália Ribeiro contou um pouco do período de inserção dos bebês, das interações que são priorizadas, da disponibilidade necessária para quem trabalha com crianças de dois anos.


Além da Equipe Gestora e  Professoras, também participaram da conversa com os estagiários, as merendeiras Silvana Mascarenhas e Elenice Carvalho, apresentando um pouco do fazer desta Equipe e mostrando como este trabalho se articula com o pedagógico. Afinal, mais do que alimentar e nutrir, o compromisso da UMEI é construir uma cultura alimentar saudável. 




Finalizando os encontros, todo o grupo retornou para a roda de conversa e contou como têm encarado um ano letivo tão desafiador. A pandemia do novo corona vírus exigiu aprendermos novas formas de convivência, seja com os próprios adultos, seja com as crianças. Compartilhar tais desafios com este grupo de estudantes nos ajudou a ratificar o que já sabíamos, o quanto os diferentes fazeres estão interligados. E a ter certeza de que para caminharmos de forma coletiva precisamos nos apoiar num projeto político pedagógico que nos ajude a costurar nossas ideias e sonhos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário