quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Identidade racial: entre os direitos das crianças e a sensibilidade dos educadores

Nesta quarta-feira, 18 de novembro, a Equipe da Umei Rosalda Paim se reuniu virtualmente para mais um encontro, no qual discutimos assuntos e temáticas pertinentes ao nosso cotidiano e queremos reafirmar como norteadores do Projeto Político Pedagógica desta Escola de Educação Infantil.

Hoje, o debate foi sobre a construção de uma consciência racial. Contando com a participação da Doutoranda Greice Duarte, tivemos a oportunidade de refletir sobre diferentes situações em que o racismo se faz presente e muitas vezes nem temos consciência dele. 

Lembramos também de projetos que já vem sendo desenvolvidos na Umei por professoras sensíveis a temática e que nos levaram a investir em um assunto difícil, como salientou nossa convidada, visto que mexe com a identidade de cada um e com a identidade que queremos construir na escola. Quais são as referências negras para a Umei Rosalda Paim? Como se identificam as crianças e os adultos que fazem parte deste grupo? Quais são os investimentos que temos feito coletivamente para desenvolver um olhar sensível e atento para a questão da identidade racial?












Finalizamos o encontro com o coração agradecido pela oportunidade de repensarmos nossas práticas e sonhar com novos horizontes, onde crianças brancas, amarelas, azuis, negras, cinzas e vermelhas possam se perceber como sujeitos potentes e amados!




                                        Olélé Moliba Makasi 


Nenhum comentário:

Postar um comentário