Um mundo azul
(Atividade realizada pelas Profs. Jéssica Dantas e Mariana Soller)
"O que muitas pessoas chamam de sujeira, prefiro chamar de
marcas de experiências. A brincadeira é o modo como a
criança interage com o mundo"
Ana Carolina Thomé
O grupo de Referência 4A é composto crianças de 4 e 5 anos e por duas professoras. Todos encantados com a natureza e as descobertas que têm vivenciado este ano, na Umei Rosalda Paim.
Abaixo,alguns registros de uma atividade realizada, na qual natureza e arte se misturam, tornando uma simples tarde numa brincadeira divertida e cheia de cor!
Era uma tarde de sexta-feira e queríamos finalizar a semana de maneira animada e significativa para nós e as crianças. Foi então que planejamos, vivenciar, no pátio não coberto da escola, uma situação de exploração de tintas, cores e texturas, além de utilizar pincéis e batedores de tamanhos e espessuras diferentes para que cada criança pudesse explorar suas potencialidades artísticas, tendo como elemento de base, a água.
A proposta inicial era desenhar em um plástico (de cerca de 3m por 1,5cm) colocado no chão. No entanto, combinamos previamente que o desenho iria se desfazer, quando começássemos a brincar com a água.
"__Todos de acordo?"
"__ Então, vamos começar!"
As crianças, então, passaram a se dedicar a seus desenhos, mesmo sabendo que depois iríamos desfazê-lo. A experiência de desenhar em suporte diferente do papel, em ambiente aberto, no chão, de forma livre foi por si só uma possibilidade de interação muito diferente daquela costumeiramente vivida, constituindo-se como uma atividade significativa. Mas a brincadeira estava apenas começando! A alegria que se instituiu quando ligamos a mangueira de água foi enorme! Primeiramente, eles molharam os desenhos espalhando a tinta pelo plástico e observando como suas gravuras iam se desfazendo e formando novas imagens. As mãos tornaram-se pouco para as crianças! Era preciso usar todo o corpo! Foi assim, que um mundo azul foi se revelando. Crianças azuis e sorridentes se espalharam pelo pátio e rolaram pelo plástico, pelo chão, mergulhando num mar azul.
As crianças, então, passaram a se dedicar a seus desenhos, mesmo sabendo que depois iríamos desfazê-lo. A experiência de desenhar em suporte diferente do papel, em ambiente aberto, no chão, de forma livre foi por si só uma possibilidade de interação muito diferente daquela costumeiramente vivida, constituindo-se como uma atividade significativa. Mas a brincadeira estava apenas começando! A alegria que se instituiu quando ligamos a mangueira de água foi enorme! Primeiramente, eles molharam os desenhos espalhando a tinta pelo plástico e observando como suas gravuras iam se desfazendo e formando novas imagens. As mãos tornaram-se pouco para as crianças! Era preciso usar todo o corpo! Foi assim, que um mundo azul foi se revelando. Crianças azuis e sorridentes se espalharam pelo pátio e rolaram pelo plástico, pelo chão, mergulhando num mar azul.
Que delícia! Isso é Ed. Infantil. Permitir q a criança experimente todas as possibilidades,viva novas emoções e interações com o espacos com os outros e com elas mesmas, sem limites, sem reservas,produzindo aprendizagens e significado.
ResponderExcluirParabéns professoras!!! Parabéns crianças!!! Amo TD isso!
Obrigada! Tb amamos mto td isso 🥰
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