terça-feira, 7 de maio de 2019

Literatura Infantil: caminhos e possibilidades

                                          A formação docente                                                                                        Leda Marina


O investimento na formação leitora das crianças é um dos compromissos assumidos pela UMEI Rosalda Paim. Por isto, neste ano de 2019, elegemos  o centenário da autora Tatiana Belinky como um dos caminhos que queremos percorrer. Contar suas histórias, conhecer um pouco de sua vida e brincar com a imaginação são propostas que desejamos desenvolver durante todo o ano.





Para que tal ação se concretize, buscamos realizar algumas atividades formativas a fim de potencializar o fazer docente. Uma delas foi elaborada pela Professora Célia Wolf, membro da Equipe Gestora e Pedagógica, realizou uma roda de biblioteca.





A roda de biblioteca é um momento organizado pelo professor em que as crianças têm a oportunidade de compartilhar a leitura de um livro com outras crianças e com o próprio docente. Os livros devem ficar expostos de modo convidativo, permitindo que as crianças tenham acesso a eles. Como um importante mediador, o professor precisa ajudar as crianças, não só a ampliar seu interesse pela leitura, mas também desenvolver sua capacidade de tecer comentários sobre o enredo, o papel dos personagens, a ilustração.













Ao fim desta atividade formativa, cada dupla de professores recebeu uma caixa com cerca de 25 títulos novos adquiridos pela UMEI Rosalda Paim no fim de 2018, com uma verba recebida mediante um  projeto apresentado pela escola para ampliação do acervo de livros de literatura infantil.



Uma outra ação de formação docente foi realizada com a parceria da Equipe de Promoção à Leitura da Fundação Municipal de Educação de Niteroi,
que esteve presente em uma das reuniões de planejamento da UMEI.









Neste encontro, a Coordenadora, Liliane Balonecker, apresentou diversas obras da autora, leu  alguns de seus contos e convidou as professoras a brincar, criando quadrinhas rimadas, como a própria escritora faz no livro Cacoliques!! Queremos ser com Tatiana Belinky, que sempre acreditou no livro como um "objeto mágico, muito maior por dentro, do que por fora!"






Nenhum comentário:

Postar um comentário