domingo, 1 de março de 2020

Formação docente: o encontro com a literatura infantil

A atividade permanente Lê por lê é uma ação que busca formar leitores muito antes das crianças aprenderem de fato a ler e escrever. Acreditamos que a leitura de bons livros literários crie um encontro com a cultura letrada. Para Yolanda Reis, autora do livro A casa imaginária, "a ideia fundamental é a de oferecer uma base simbólica, uma base emocional, muito mais que as letras. A literatura infantil é o cimento, a base . Depois, a leitura alfabética vai chegar e se instalar sobre todas essas chaves que estão aí, que são chaves emocionais e motivacionais…"

Sendo assim, temos investido na formação dos professores, buscando através dela, potencializar a ação pedagógica. Neste ano, elegemos os livros da autora Roseana Murray como nosso tema inspirador para as ações literárias. A poetisa e autora de inúmeros livros de literatura infantil aborda, com delicadeza, em seus livros, temas que envolvem a natureza, relações familiares e sentimentos. 

Dessa forma, iniciamos o ano letivo com duas importantes ações formativas. A primeira, teve como objetivo sensibilizar os docentes para a brincadeira das palavras, os cantos e acalantos que envolvem a formação leitora dos bebês, bem como buscar na melodia dos versos de Roseana Murray o caminho para a leitura de poesias e da prosa poética.

Outro momento formativo constituiu-se na discussão das diferentes ações que podemos realizar em sala de aula, como a roda de biblioteca, na qual adultos e crianças contam uns para os outros, o que te encantou no livro lido, ainda que as crianças não saibam ler convencionalmente, pois para nós, a leitura é muito mais que a junção de letras e palavras.

Além disso, a  ação formativa, realizada por Célia Claudia, Diretora Adjunta e Formadora de Professores, busca potencializar as atividades de leitura, a partir do acervo que cada dupla de professores têm em sua sala de aula. Com a verba do Projeto Instituinte de 2019, mais de 100 títulos foram incorporados ao acervo da Umei. São histórias e contos de autores e ilustradores premiados que passam a fazer parte das caixas de livros distribuídas aos docentes no início do ano.



Em tempos onde o livro nem sempre recebe o lugar de destaque que merece, a Umei Rosalda Paim continua investindo e acreditando na formação leitora dos adultos e das crianças, acreditando que as histórias, os contos e a poesia são caminhos para cultivar sonhos e esperança!




Um comentário: