quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O espaço enquanto um elemento do currículo




A UMEI Rosalda Paim iniciou o ano de 2020 cumprindo uma das metas da Equipe Gestora, pintar o interior da escola. E foi com a parceria da comunidade escolar e da sua equipe que conseguimos realizar esta empreitada. Mas a pintura da escola não é apenas uma questão administrativa. Nesta UMEI, o espaço é compreendido como questão curricular. A estética, a escolha dos materiais, a organização das salas de aula, tudo é pensado considerando a criança enquanto um sujeito ativo, explorador, que busca sentido no que faz. Por isso, pintar a escola, planejar cada cantinho da sala de aula, escolher os livros de literatura que vamos adquirir este ano, pensar nos brinquedos e materiais que vão compor o acervo de cada espaço é para nós uma tarefa  que exige dedicação, estudo e seriedade.






Então, além de priorizar a pintura da UMEI,  mais uma vez, nos dedicamos ao estudo e a discussão sobre a organização do espaço escolar. Assim como o pesquisador Loris Malaguzzi "v
alorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva, cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças…"



Desta forma,  os professores se dedicaram a planejar o espaço considerando o  mobiliário e materiais disponíveis na UMEI, cuidando para que estejam dispostos de forma cuidadosa, alegre,organizada e convidativa. Assim, acreditamos potencializar sua curiosidade, promover sua autonomia e instigar seu desejo de aprender.








 Com um sorriso no rosto, já estamos à espera das crianças!










Nenhum comentário:

Postar um comentário