segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Experiências Musicais

O envolvimento das Crianças do Grupo de Referência 2B com a música

(Relato das Professoras Daniela Duarte e Niedja Brandão)
    
Trabalhar com crianças de dois anos é um desafio, especialmente se desejamos viver experiências significativas e romper com práticas repetitivas, mecanizadas ou dissociadas de sentidos para os pequenos com quem trabalhamos. Desta forma, redescobrir o fazer do professor e apontar outros caminhos tornou-se o nosso objetivo, especialmente neste segundo semestre, quando as crianças já estão inseridas no contexto da UMEI, reconhecendo os adultos como pessoas em quem podem confiar, bem como se sentindo familiarizadas com os espaços e tempos da escola. Assim, as crianças que desde o início demonstraram grande interesse por sons, melodias e  pelos próprios instrumentos musicais nos ajudaram a planejar quais seriam as ações nas quais investiríamos.  

A relação afetiva das crianças com a música acontece, de acordo com Borges (1994), desde muito cedo, podendo ser facilmente comprovada nas reações de prazer que as mesmas apresentam ao serem embaladas, às cantigas de ninar, nos primeiros movimentos de dança, independentemente do contexto histórico-cultural em que estejam inseridas. 

Para fomentar nossa paixão pela música contamos com alguns convidados que enriqueceram o nosso conhecimento musical. A primeira foi da professora Rejane, que realizou com o grupo atividades de ritmo,  brincadeiras com sons, nos ajudando a descobrir  que o nosso corpo também produz sons, que são produzidos a partir de um simples bater palmas, estalar os dedos, do atrito entre um membro e outro, do bater os pés e do pulsar do coração, este último descoberto com o auxílio do estetoscópio.

Oliveira, Bernardes e Rodriguez (1998) afirmam que as crianças, mesmo antes de aprenderem a falar, se expressam através de movimentos, sons e ritmos. A musicalização, desta forma, assume grande importância porque favorece na criança o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, o que é fundamental nestes anos iniciais.

Neste contexto, planejamos confeccionar com as crianças alguns instrumentos musicais como: o tambor, usando lata de leite e palito de churrasco com espuma e bexiga para fazer a baqueta; o chocalho, usando garrafa pet e milho; e o violão, usando caixa de sapato, etc. As crianças participaram colorindo as caixas e as latas com tinta guache e colocando o milho na garrafa pet. Elas adoram mexer com tinta, ficaram super concentradas e satisfeitas com o resultado obtido. Durante estas atividades desenvolvemos a coordenação motora, além de explorar as cores e tantos outros conhecimentos . 


Recebemos também a Talita, uma convidada que passou uma manhã super agradável conosco. Ela iniciou com a história “Onde está minha mamãe? Bezerrinho”. E através desta história explorou  com as crianças os sons dos animais. Em seguida, apresentou uma caixa com vários instrumentos musicais de fácil manejo das crianças, como: reco-reco, pandeiro, triângulo, agogô, chocalho, coco, maraca, prato e flauta, e conforme apresentava, tocava o respectivo instrumento para que as crianças ouvissem o som produzido e aprendessem a manuseá-los.  Também fez uma brincadeira de adivinhação, tocando na flauta as notas de determinada música a fim de que as crianças exercitassem a percepção auditiva e descobrissem qual música estava sendo tocada. Para encerrar, cada criança escolheu um instrumento para tocar ao som da música “A baleia”, escolhida por elas. Um dia de muito aprendizado e diversão.





 Também recebemos a visita da professora Cecília, que veio alegrar a nossa rodinha com o seu violão. Neste dia, cantamos muitas músicas ao som do violão. Depois que foram deixando a timidez de lado, as próprias crianças começaram a solicitar suas  músicas preferidas. Aproveitamos o momento para brincar com o violão que confeccionamos com o grupo, acompanhados pelas notas musicais tiradas na viola de Cecília.
  
Vivenciamos com as crianças muitos momentos de musicalização: durante a rodinha, na contação de histórias, no cantinho da árvore, no parquinho, na visita ao Museu Janete Costa etc. Percebemos nas falas e ações de cada criança a compreensão de que é possível produzir sons de diferentes formas e que a música não está inserida apenas nas canções do dia a dia ou na música que escutamos em um aparelho de CD, mas ela está por toda parte. À cada experiência, tínhamos a total atenção dos pequenos e fomos percebendo um novo olhar deles em relação à música!












3 comentários:

  1. Parabéns professoras Niedja e Daniela!!!! Essa turminha é mesmo muito especial!!! O trabalho de vocês, e digno de ser contado, compartilhado e publicado! Parabéns mais uma vez.��

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  2. Como e maravilhoso ler um relato como esse. Nossas crianças tem muitas potencialidades e um trabalho assim, desenvolvido desde a mais tenra idade, só traz benefícios. Parabéns a Umei e principalmente aos professores que tiveram a sensibilidade e a determinação necessárias para desenvolver esse trabalho. Quanto orgulho de nossa rede e de nossos profissionais.

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    1. Leda Marina Santos da Silva18 de fevereiro de 2019 às 20:51

      Andreia, obrigada pelo seu carinho!Continue nos acompanhando!

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