sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Roda Musical

O GREI 2 e sua Viola
(Relato da Professora Cecília Estela)

Desde o início do período letivo de 2017, temos experimentado várias formas de manifestações artísticas na UMEI Rosalda Paim. Desde a exposição de quadros, imagens, pinturas até os diferentes rítmos musicais. E sendo a música uma linguagem muito importante nesta etapa da educação básica e também um eixo muito presente em nosso grupo desde a inserção, aproveitamos  o Espaço da Árvore para fazer a nossa roda musical, uma vez por semana, ampliando assim a nossa experiência e familiarização com a música.


A experiência tem dado muito certo! Primeiro , procuramos despertar o interesse nas crianças em conhecer um instrumento musical de verdade: o violão! Partimos, então para cantar e tocar as músicas já conhecidas por eles e outras cantigas que vão sendo apresentadas pelas professoras, ampliando ainda mais o repertório. 

“Como as portas e janelas, no espaço-tempo da educação infantil, poderão se abrir, rumo aos mistérios do mundo, aos gostos desconhecidos? A mão que trava, para abrir ou fechar,  é do professor, sem dúvida.” (Luciana Ostetto: )



O ato de nos mobilizarmos semanalmente para ir ao canto da Árvore, tem provocado nas crianças um interesse ainda maior pelos instrumentos musicais de brinquedos que temos em nossa sala. Alguns deles inclusive tem falado: “Vamos visitar a árvore e levar os nossos instrumentos musicais?”


Nessa atmosfera musical, observamos que o grupo tem demonstrado serenidade ao participar desses momentos e tem apreciado a experiência de ouvir e cantarolar músicas que para eles são novas, diferentes do repertório que já conhecíamos e que já fazia parte de nossos momentos musicais. 



Em nossas rodas musicais semanais temos resgatado cantigas de roda, músicas de artistas como Bia Bedran, entre outras canções de domínio público. Esses momentos certamente tem ampliado e enriquecido o repertório e bagagem musical de todos os envolvidos, crianças e adultos!


Quando retornamos ao ambiente da sala de atividades, é comum observarmos eles pegando os instrumentos do nosso “cesto da música” ou de qualquer outro espaço para reproduzirem diferentes sons. No caso de outros objetos, estes são usados para imitarem a forma de um determinado instrumento como por exemplo potes de tampas que se transformam em tambores e etc.




O interesse das crianças amplia-se a medida que percebemos que além de utilizarem os instrumentos de brinquedos estruturados que já conhecem, elas também fazem uso dos brinquedos sonoros que estão pendurados no parque, feitos com material reciclado. O som emitido, as cores, o novo, tudo tem atraído o olhar e o interesse sonoro desses pequenos...

8 comentários:

  1. Muito legal!Parabéns pelo belíssimo trabalho

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  2. Trabalho lindo de ver e viver. Amo essa equipe.

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    1. Andressa, voccê sempre fará parte dessa equipe! Obrigada pelo carinho.

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  3. Que lindeza ver o empenho desta equipe para promover ações pedagógicas significativas para/com as crianças! E como é bom ver o investimento na linguagem musical que, para mim, é transformadora! Parabéns e um abraço carinhoso!

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  4. Rosana, Obrigada pelo carinho! Estamos te esperando com seu pandeiro!

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