Quando a experiência toma conta do GREI 2...
Inclusão e Culinária
(Relato da Professora Natália Ribeiro)
“(...) Pode não ser tão fácil reunir crianças de 2
a 3 anos,
mas insistir para que vistam uma touca e convencê-las
de trabalhar
com alimentos é muito divertido.
Crianças gostam de fantasias, misturas, de
perguntas
e respostas de receitas! Crianças gostam ainda
de misturar cores,
texturas, sentir os resultados”
(Ana Maria Mello, 2010)
Neste segundo semestre, Cecília Meireles tem sido tema de conversas e atividades no GREI 2. Ela chegou de mansinho, mas aos poucos os assuntos pertinentes a autora foram se desdobrando. Assim, nos debruçamos sobre alguns de seus poemas, como A Bailarina e o Leilão de Jardim,
bem como sobre curiosidades de sua vida pessoal.
A curiosidade que mais chamou atenção do
grupo foi que ela tinha como prato predileto o bolo de laranja que sua avó fazia. Surgiu então a ideia de fazer o nosso próprio bolo de laranja! Foi aí que,
juntos, pensamos e preparamos cada detalhe! E nenhum detalhe poderia ser
esquecido, nenhum mesmo! Até porque temos em nosso grupo uma criança com
alergia a proteína do leite, então os ingredientes, utensílios e preparos foram pensados para que todos participassem dessa experiência. Pensamos em uma data e
registramos em nosso calendário. Desenhamos um bolo no espaço referente ao dia
escolhido e ficamos contando os dias para fazer o nosso bolo.
Escolhemos
juntos uma receita na internet e a transcrevemos em nosso blocão. A partir da receita, conversamos sobre os utensílios e
ingredientes que seriam necessários.
Pedimos a colaboração da mãe no sentido de
nos emprestar utensílios livres de traços de leite, que são utilizados por ela
para o preparo dos alimentos dele como bacia; colher de pau, de chá e de sopa;
xícara; assadeira; espremedor de laranjas e uma porção da manteiga que ele e todos nós pudêssemos consumir.
Com utensílios e ingredientes devidamente organizados, colocamos nossas touquinhas e as mãos na massa! Enquanto consultávamos a receita no blocão e fazíamos juntos a massa, também conversávamos sobre assuntos diversos como por exemplo o que tem por dentro do ovo, a importância do fermento na massa do bolo, a importância do açúcar e etc.
Contribuições riquíssimas foram surgindo das crianças, que estavam entregues e se divertindo bastante com a experiência. Naquele momento, não importava se o bolo ia solar ou ficar fofinho, pois o que importava mesmo era a riqueza do momento que estávamos vivendo.
O bolo preparado durante a manhã, foi saboreado no lanche da tarde, que foi quando estendemos a nossa toalha xadrez no canto da árvore e fizemos um delicioso piquenique.
A experiência foi literalmente uma delícia! Afinal, além da relação com o próprio alimento, pesquisar, selecionar, escrever e preparar receitas coletivas é muito enriquecedor. Em especial quando essa receita é significativa para o grupo, como neste caso, o “bolo da Cecília”.
É incrível como as crianças de dois anos vem se desenvolvendo a partir das experiências propostas por estas professoras!! Mais do que atividades e trabalhinhos, temos acompanhado o desenvolvimento de ações pedagógicas que privilegiam as interações e as brincadeiras! Lindeza!
ResponderExcluirParabéns! fruto do estudo contínuo e da seriedade com que encaram a infância.
ResponderExcluirGraciela, obrigada pelo carinho. continue acompanhando nosso blog. Estamos planejando muitas coisas legais para 2018!!
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