Sacola Ambulante: entre sabores e letras
O tema da alimentação sempre rodeia as ações pedagógicas na UMEI Rosalda Paim, seja no processo de inserção das crianças, na conversa com os pais ou mesmo a partir das curiosidades que vão surgindo nos grupos de referência. No GREI 5B não foi diferente.
No primeiro trimestre de trabalho, as crianças já foram dando pistas sobre como a temática seria inserida no cotidiano. Brincantes, usaram panelinhas e matinhos para fazer de conta que estavam cozinhando e cuidando da família. Usando a imaginação, criaram vários pratos e serviram petiscos deliciosos!
A partir da observação dos professores, o assunto foi ganhando espaço na sala de aula e muitas ações e atividades foram planejadas. Uma das primeiras atividades foi a construção de uma pirâmide alimentar. Daí surgiu a discussão sobre bons e maus alimentos. Então, a seguir as professoras iniciaram uma degustação de frutas e legumes pouco conhecidos das crianças. Receitas coletivas também foram feitas: teve o dia do sorvete de beterraba, o bolo de banana e muitos outros.
Tarsila do Amaral ficou conhecida pelas obras O mamoeiro e O vendedor de frutas. Pomar foi uma das canções do Palavra Cantada mais ouvidas no grupo. E o Abcedário poético de frutas de Roseana Murray inspirou a escrita de um alfabetário de frutas da própria turma.
Boas práticas de leitura na educação infantil "existem onde a leitura e a escrita acontecem em situações reais e significativas, isto é, que estejam inseridas em práticas sociais, em situações interativas" (Corsino, Patrícia e Nunes Fernanda, 2019). Essa etapa da educação básica não se constitui como um período preparatório para a alfabetização, mas não podemos furtar as crianças de ampliar seu repertório oral e escrito, oferecendo a ela diversas possibilidades de experiência com a leitura e a escrita. Uma alfabetização que se proponha discursiva precisa compreender que todas as possibilidades devem e podem ser exploradas. Ouvir as crianças, dar voz a sua palavra, ser seu escriba, promover a leitura de diferentes gêneros textuais entre outras ações pedagógicas fazem parte de uma perspectiva de alfabetização e letramento na educação infantil.
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