quinta-feira, 6 de julho de 2023

Lançando sementes

Relato das Professoras Patrícia Lourenço, Cecília Estela,  Jaqueline Barros e Mariana  Soler - GREI 3B/2023


"Árvore fala por todo canto. Pelas folhas, pelos galhos, pelas raízes. 
Quer ver? Encoste seu ouvido aqui no meu tronco que você escuta
meu coração bater" José Mauro de Vasconcelos
In: Meu pé de Laranja Lima

Ao longo do primeiro semestre este grupo de crianças de 3 e 4 anos começou a florescer e dar frutos. Desde o ano de 2022, a turma vinha mostrando seu interesse e curiosidade pelas pequenas coisas encontradas na natureza. Este ano, a criançada vêm "brotando" a cada experiência que participa a partir do tema que inspira as ações pedagógicas: "A natureza e toda a sua diversidade".

O interesse pela temática começou com as sementes e caroços das frutas oferecidas durante o lanche. Posteriormente, durante as refeições, começaram a observar os diferentes tipos de feijão e as sementes dos legumes. Nascia aí o tema que se debruçariam para pesquisar, conhecer, se informar. Objetivos a partir deste assunto foram sendo elencados: estabelecer relações entre o meio ambiente e as diferentes formas de vida, conhecer aspectos da flora brasileira, entre outros.
A partir daí inúmeras atividades e experiências foram se delineando: experimentação dos cheiros e texturas de vegetais e frutas, bem como a degustação dos mesmos, a plantação de feijões em recipiente transparente para que observassem todo o processo, replantação de um pé de milho no pátio de terra, pintura a base de tinta de beterraba e muitas outras vivências...





Com os próprios materiais encontrados no pátio de pedrinhas, espaço externo existente na UMEI que abriga um pouco da natureza, percebemos como as crianças se interessavam pela contagem, principalmente dos gravetos recolhidos no quintal da escola. Com esses gravetos, diferentes conhecimentos na área da matemática foram sendo explorados: noções de parte/todo, pequeno/grande, maior/menor, fino/grosso. Fomos então desenvolvendo processos comparativos, identificando quantidades, relacionando a quantidade aos numerais e etc. Uma reta numérica foi feita com sementes e os gravetos representaram as quantidades.


Outra estratégia utilizada para desenvolver a temática foi a leitura literária. Títulos como: "João e o pé de feijão", "A margarida friorenta", "Selvagem",  "A viagem da semente", " O grande livro das árvores e outros títulos foram como água de chuva que despertaram  inúmeras aprendizagens.



Ao fim do semestre, tivemos ainda a oportunidade de ir ao Parque Municipal Eduardo Travassos, espaço ao ar livre, próximo a UMEI, que abriga pássaros e micos, árvores grandes e outras delicadas e folhas de todas as cores. Lá, as crianças brincaram, fizeram um piquenique, interagindo com a natureza e uns com os outros.







Poder aprender com as crianças a respeito da natureza, plantar sementes, regar flores, colher pequenos frutos é uma experiência de encantamento. Cuidar do nosso pequeno espaço onde temos três árvores, plantinhas, terra e matinhos e querer não desistir da vida, é nos assumirmos como seres em transformação.


"Brincar no quintal pra  renascer a criança, moleque levado, 
Saci Pererê que quer andar solto no mato, mas vive
 trancado dentro de você" Bia Bedran - Cabeça de Vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário