O 2° Conselho de Avaliação e Planejamento do Ciclo (CAPUE) da UMEI Rosalda Paim aconteceu neste mês de agosto, possibilitando que os profissionais refletissem sobre as práticas que envolvem o cuidar, bem como sobre as experiências docentes acerca da literatura e da arte. Segundo Ostteto e Correa, em revista online publicada em 2018, "assumir o enfoque em experiências
culturais e artísticas em cursos de formação de professores, prevendo encontros com a arte, a
exploração de materiais e fazeres de criação, contribui para a ampliação de seus repertórios
vivenciais e culturais e, consequentemente, seu potencial criador. " Acreditamos que não só a arte, mas também o investimento na formação literária, de forma continuada oportunize ao docente ampliar seu olhar sobre o mundo, sua sensibilidade e imaginação.
 |
|
Assim, a Pedagoga Krýsthnna Sepúlvida iniciou a manhã lendo o livro do autor que tem inspirado nossas ações literárias em 2022 "Uma professora maluquinha" - de Ziraldo. Ao ler para e com os professores, a Pedagoga abre espaço para que experiências leitoras possam ser revisitadas e ampliadas, para que sentimentos, emoções e lembranças possam ganhar novos e múltiplos significados.
Na parte da manhã, os professores também tiveram a oportunidade de discutir questões ligadas a rotina pedagógica. Rotina que não se traduz em repetição automática, mas que de forma organizada e flexível orienta, acolhe e guia o cotidiano escolar.
Á tarde, a Professora Luciana Osttetto, trouxe como inspiração a artista Lygia Clark, que com sua obra Caminhando, nos provoca a pensar sobre escolhas e atitudes. Caminhando é uma obra de 1964 e a artista nos convida a interagir com a própria arte. Consiste em uma fita que é torcida e unida em suas pontas, resultando em uma única tira, como numa fita de Moebius. A seguir o convite é com uma tesoura enfiar uma ponta na superfície e cortar continuamente no sentido do comprimento. Ao dar a volta na fita, somos convocados a fazer uma escolha, entre cortar à direita ou à esquerda. O sentido da experiência reside em refletir nas escolhas que fazemos.
A partir desta pespectiva, a Pesquisadora nos propõe uma nova e sensível experiência, nos encorajando a novos modos de pensar o mundo, as infâncias e práticas docentes.
Que seja um semestre repleto de criatividade, imaginação, abrindo espaço para nos expressarmos de diferentes modos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário