quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Eles passarão, eu passarinho


Trecho do Relatório do Grupo de Referência 3B - 2° Semestre
                                                                             (Profa. Niedja e Cátia)

Ao retomar nossas atividades após o recesso escolar de julho, percebemos que as crianças, algumas agora com quatro anos, outras ainda com três, chegaram muito alegres, animadas, empolgadas... mais falantes e mais participativas. Assim, inspirados pelo poeta Mario Quintana, a poesia ganhou asas através do Projeto “A Poesia está no Ar!” Em nossas rodas de conversas as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a biografia e algumas poesias escritas pelo poeta como: Poeminha do Contra, Os Poemas, Canção de Primavera, Ritmo, entre outras. Também exibimos vídeos sobre o tema e o favorito do grupo foi “A Turma da Mônica em Dia de Poesia”.
   Pensando em oportunizar as crianças o contato direto com a escrita das poesias, nossa sala de aula foi reorganizada para receber um novo cantinho, escolhido pelo grupo. Assim nasceu a nossa “Árvore Poética” carregada de lindas poesias de Quintana e de outros poetas dentre eles os mais lidos a pedido do grupo foram: “A bailarina”, “A língua do Nhem” e “A flor amarela” escritas por Cecília Meireles, “Dorme ruazinha” e “Ritmo” de Mario Quintana e “Coisa de criança” de Beatriz Gonçalves. Brincamos com o jogo de palavras, sonoridade, ritmos e rimas. As crianças divertiram-se apreciando o gênero literário, além de vivenciarem maravilhosas sensações.

“O texto poético é o espaço mais rico e amplo, capaz de permitir a liberação do imaginário e do sonho das pessoas. É preciso que o fato poético esteja muito presente e seja bem trabalhado pela escola para que o universo escolar possa romper o tédio e a indiferença com que muitas vezes se vê recoberto. Um mundo sem poesia é o mais triste dos mundos”. (PAES, 1995, p.1)

Construímos um lindo painel cheio de borboletas coloridas carimbadas de tinta guache com as mãozinhas das crianças que são nossas ‘borboletas’ e dão asas a imaginação nesse lindo jardim o qual diariamente cuidamos, as recebendo sempre de braços abertos para que elas sintam-se bem acolhidas, alcem voo, mas que retornem alegremente... Como escreveu Quintana: “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”.
Embalados pelas poesias de Mario Quintana musicadas por Márcio de Camillo as crianças dançaram, cantaram criaram e imitaram gestos. Brincamos também com as rimas através da cartela das rimas, criamos rimas dos nomes, e coletivamente escrevemos uma linda poesia que recebeu o título Encantamento. Apresentamos um Recital de Poesias através de Teatro de fantoches. O grupo esteve entusiasmado em todos os momentos.

“Na creche é a maior diversão
As professoras são tão legais
Elas moram em nosso coração
No parquinho brincamos sempre querendo mais
E é a maior agitação
Nos divertimos de montão
O passarinho que vive lá fora
Na sua casinha
Com seus filhotes
Vive cantando
Voa alto
Voa longe e sempre volta
Encantando todos na Rosalda”
GREI 3B – 2019

Percebemos um grande interesse do grupo em conhecer um poeta pessoalmente, por isso convidamos a poetisa Beatriz Gonçalves a fim de nos proporcionar uma deliciosa manhã através de uma Roda Poética, para declamar muitas poesias de sua autoria. Surgiram muitas perguntas: “Onde você mora?”, “Você conheceu Mario Quintana”?, “O que você mais gostava de fazer quando era criança?”
Beatriz nos presenteou com duas lindas poesias inspiradas “nas brincadeiras que observei quando vocês brincavam lá fora, no parquinho e outra sobre histórias de livros que vocês gostam de ouvir.” 




Quando brinco
Gosto de viajar
Com meu barquinho de papel
Eu navego pelo mar
Se uma pipa eu soltar
Com ela eu vou voar
Subo até o céu num balão
Depois desço nas bolinhas de sabão
E giro, giro, giro como um pião”.
  
“Abri meu livro
E entrei no mundo encantado
Tinha tartaruga escondida dentro do violão
E princesa que dormia de montão
Tinha menina com seu chapeuzinho
E lobo que queria comer os porquinhos
Tinha sereia que queria ter pernas
E homem que morava nas cavernas
Tinha menino que não queria crescer
E um que era maluquinho
Tinha um gato que usava botas
E uma menina bonita do laço de fitas
E em meio a tantas histórias
Não sei escolher
Qual a minha preferida!”


Foi uma experiência incrível!







Nenhum comentário:

Postar um comentário