domingo, 17 de fevereiro de 2019

A construção do Currículo na UMEI Rosalda Paim

Desafios Iniciais 
(Leda Marina - Diretora da UMEI Rosalda Paim)

Desde 2013 quando assumimos a Direção da UMEI Rosalda Paim, temos nos debruçado a construir o currículo desta Unidade de Educação Infantil. Mas tal processo é complexo, envolve muitos sujeitos, propostas, ideias e concepções. Muito temos caminhado, mas ainda nos sentimos embriões em plena fase de desenvolvimento.

Neste ano, na semana inicial de aulas, nos debruçamos a retomar a discussão sobre o espaço enquanto um elemento do currículo; sobre os conhecimentos e objetivos que desejamos desenvolver e alcançar; sobre a organização dos nossos projetos e  assuntos desenvolvidos; e sobre a importância dos registros, a fim de produzirmos uma documentação que nos ajude a pensar sobre o nosso fazer.






Como assumimos acima, muito ainda temos que caminhar, mas hoje compreendemos como possível forma de organização visual do currículo desta UMEI uma pequena roda que se desdobra em outras quatro. No centro, Interações e Brincadeiras;a seguir, os eixos que elegemos, Literatura, Arte e Natureza; na terceira roda, os norteadores, Linguagem Matemática, Corpo e Movimento, Linguagem Oral e Escrita e Eu e o Mundo; na quarta roda, as idades que atendemos; e por fim, os objetivos que desejamos alcançar. Tal roda gira para todos os lados e ao mesmo tempo, como um uma grande ciranda, onde a música é o que nos comanda. Aqui, quem dá o tom é o mapa conceitual ou mapa de ideias que cada dupla de professoras elabora, a partir das referências apontadas das crianças.

Um trabalho complexo, que a todos desafia! Mas este é só uma parte de uma grande jornada que  envolve um projeto de gestão pedagógica, formação  de professores e o sonho de uma escola que acolhe crianças tão pequenas, mas que as compreende em sua inteireza .






5 comentários:

  1. Sou um pouco suspeita a falar, mas em 4 anos fazendo parte da UMEI Rosalda Paim, digo o quanto foi e é importante todas as formações que tivemos e tudo o que construímos, a muitas mãos. Cresci muito como pessoa e profissional! E ainda há muito a aprender!

    ResponderExcluir
  2. Leda Marina Santos da Silva18 de fevereiro de 2019 às 20:52

    Bia, ter você na nossa equipe nos enche de alegria. Que 2019 seja cheio de aprendizagens!!

    ResponderExcluir
  3. Leda,
    É maravilhoso ler esta publicação no blog da Umei! Ela nos reanima aos sonhos possíveis de serem vividos em construção coletiva! Parabéns sempre para você, khrystinna, Celinha, toda a equipe e crianças! Tenho muita admiração e gratidão por vocês compartilharem esta lindeza de trabalho pedagógico!!!

    ResponderExcluir
  4. Leda, primeiramente, gostaria de parabenizá-la e toda sua equipe pelo trabalho com respeito às infâncias. Gostaria muito de saber as estratégias que você utilizou para essa primeira formação com o grupo, como ponto de partida para contrução do currículo. O meu email é genauciar@gmail.com. Grata,
    Genaucia Xavier

    ResponderExcluir