segunda-feira, 2 de abril de 2018

Entre madeiras e tecidos


Criando com materiais não estruturados
(Relato das Professoras Jessica Dantas e Érica Santos - Grei 4 A)


A hora de brincar com o grupo de 4 anos é sempre muito animada, cheia de vida, simbolismo, criatividade e emoção! Uma verdadeira tempestade de ideias acontece transformando tudo a nossa volta! Assim, bastou oferecermos alguns materiais não estruturados, para as crianças, para nossa sala se transformar em pura imaginação! 

São nos momentos do brincar que podemos observar o comportamento, reações, interesses, dificuldades  de relacionamento entre eles e suas potencialidades individuais. Assim, consideramos esse momento muito importante e enriquecedor para nossa prática pedagógica e especialmente para o desenvolvimento das crianças.

Nossa primeira experiência planejada, nesse ano, foi com tecidos. Fizemos uma roda e colocamos os tecidos numa caixa. As crianças ficaram então na expectativa para descobrir o que havia dentro. E quando abrimos a caixa eles começaram a pegar os panos e transformar esses materiais em capas de super-heróis, roupas, vestidos longos, turbantes, capa de cabeleireiro... E com o sentido dado ao material o jogo simbólico foi ganhando vida.

Entendemos que atividades dessa natureza exigem da criança a estruturação do seu próprio brinquedo e brincadeira, permitindo assim, o estimulo de algumas funções cognitivas. Para que a brincadeira aconteça as crianças precisam se organizar, planejar, criar...






Assim também aconteceu quando eles encontraram o cesto de madeiras de diversos tamanhos. Experimentaram, criaram, mediram, observaram e compararam as diferenças.


“A imaginação, como base de toda atividade criadora, se manifesta por igual em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e técnica. Neste sentido, absolutamente tudo o que nos rodeia e que foi criado pela mão do homem, todo o mundo da cultura, em diferenciação ao mundo da natureza, tudo é produto da imaginação e da criação humana, baseados na imaginação.” Vygotsky (1982:p.8)




Referência: VYGOTSKY, L. S. La imaginacion y el arte em la infância.,  Madrid: Akail, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário