A visita de uma menina que desde pequenina queria ser bailarina
Professoras Jéssica Dantas e Angélica Costa
Diante da leitura de diversas poesias de Cecília Meireles as crianças se encantaram com a figura da bailarina. E inúmeras perguntas surgiram: como ela é? Como ela dança? O que ela usa? Estas curiosidades foram se desdobrando em uma divertida conversa entre poesia e a arte de dançar. Então assistimos ao filme A bailarina, que nos trouxe ainda mais encantamento. Olhinhos brilhantes acompanhavam a poesia agora nos movimentos impulsionados pela música, desafiando a gravidade com piruetas no ar.
Logo, as crianças do GREI 4A começaram a recitar a poesia e a imitar o bailar de bailarinas e bailarinos, o que resultou num divertido teatro de sombras com as silhuetas dos movimentos das crianças e na confecção de uma boneca de feltro, uma linda bailarina que recebeu o nome de Estela, após votação entre as crianças. E é com eles que a boneca dança na sala, no pátio da escola e gira no ar. A chegada da boneca provocou um importante questionamento: meninos dançam? Sim! Uma criança respondeu. Meu pai dança comigo. Ele é meu bailarino! Assistimos então um vídeo no qual bailarinas e bailarinos encantavam com sua a arte. E então, logo confeccionamos nosso bailarino, que recebeu o nome de Francisco, também por meio de uma votação realizada em nosso grupo.
Com os dois bonecos, a possibilidade de criação são ainda maiores. Eles acompanham as diferentes brincadeiras do nosso cotidiano ora sendo filhos, ora dançarino, gente, bonecos, tudo conforme a imaginação. Dentre tantas brincadeiras de faz de conta, destacamos uma viagem para Paris, na qual as crianças se imaginaram indo a esta cidade através do enfileiramento de cadeiras que em sua imaginação representavam o ônibus que os levaria. De alguma forma, Paris e balé foram associados como algo comum e mágico.
Após essa visita que nos encheu de emoção e alegria, novas perguntas foram surgindo: Balé é arte? A bailarina de Cecília Meireles é arte? Arte é o quê? E foram as próprias crianças que foram respondendo:
Para Clarice, "Poesia é arte! Os dois são arte!" kauane acredita que, "Arte é uma coisa que a gente faz, a gente sente". E Mirela pensa que "Balé é a arte que a gente dança!" Joice disse que "Gostou muito da bailarina que visitou esse grupo." Assim como Fernando, que disse que "Gostou de ver a bailarina rodando, rodando". Estela afirmou, "Quando eu vi a Carolina dançando eu achei ela linda. Eu senti saudade de ver meus avós. Quando eu fico com eles, eu fico feliz. Eu fiquei feliz quando vi a bailarina". E foi a Sophia que não nos deixou dúvidas sobre a relação entre o balé e a poesia: "Arte é um sonho. A gente vê a arte e se sente melhor.Se sente feliz! A arte de Carolina é o balé. A arte de Cecília Meireles é a poesia!"


Que experiência incrível! Dá pra perceber nas expressões das crianças, o fascínio com a bailarina. E os desenhos são belíssimos! Adorei!
ResponderExcluir