sexta-feira, 30 de junho de 2017

A brincadeira e os elementos não estruturados

As professoras do GREI 2, Natália Ribeiro e Cecília Estela, vem dedicando-se a potencializar a brincadeira através de materiais não estruturados. Tal proposta baseia-se na crença de que elementos não estruturados, oportunizam a criação, a (re)significação dos materiais e a autonomia.  Tal ação tem rendido ricas e lindas criações!


Aqui, rolos de papel de dimensões e tamanhos diversos viram lunetas de piratas.







Ao usar a imaginação com materiais do dia-a-dia as crianças dão novos significados a objetos que para os adultos costumam ser tão comuns, e esses objetos (re)significados se tornam brinquedos incríveis, que embalam brincadeiras divertidíssimas!

"Enquanto o brinquedo, ao longo da história cultural, representa a proposta pedagógica do educador, o brincar expressa a resposta da criança. Na imprevisibilidade de suas reações, esta preserva sua autonomia."
                                                                Walter Benjamin  




Esses materiais iriam para o lixo, mas foram devidamente higienizados e disponibilizados para as crianças, que tiveram a oportunidade de criar seu próprio brinquedo, sua própria brincadeira.



Coleções e categorizações são feitas, ora com palitos,ora com tampinhas. 
E assim, conceitos e vão sendo construídos enquanto as crianças brincam e criam...


O objetivo desta ação é potencializar a criação e a arte a partir de objetos que, em geral, são utilizados para outros fins. Para a pesquisadora Ana Angélica Albano, "a arte se define justamente pela diversidade, por propor algo que é pessoal e único" (2002). 
As criações feitas pelas crianças foram  além das obras de artes visíveis e  despertaram encantamento tanto nas próprias crianças, quanto  em nós, adultos.
Ainda temos muito a aprender, mas acreditamos que ao melhorar nossa capacidade de ouvir, de sentir e apreciar o que fazem e dizem as crianças poderemos compartilhar muitos momentos de aprendizagem. 

5 comentários:

  1. Uma lindeza ver a caminhada das crianças e adultos que os acompanham. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É sempre mágico o desenvolvimento de uma criança, poder acompanhar cada conquista cada descoberta. É tão bom saber que tem gente acreditando e fazendo uma educação linda, possibilitando uma infância memorável para esses pequenos, com conhecimentos cheios de significados.
    Orgulho de me sentir parte desse grupo, dessa escola, dessa história e mais orgulho ainda de ver uma das grandes amigas que a vida me deu se redescobrindo e se apaixonando a cada dia por essa profissão linda que temos.
    Que sorte desses pequenos de terem vocês Natália e Cecília como professoras.
    UMEI Rosalda Paim como sempre de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindo trabalho, experiências memoráveis estão vivendo esses pequenos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parece brincadeira de criança mas tem muita teoria por trás dessa idéia simples. Parabéns pela dedicação.

    ResponderExcluir
  5. No brincar com elementos não estruturados a criança explora sua capacidade criativa estruturando seus próprios brinquedos e brincadeiras, que ficam embebecidos de simbolismo e significados, tornando o momento simplesmente rico. Tem sido encantador viver td isso com os pequeninos!

    ResponderExcluir